Mais Simplicidade, Mais Qualidade

SISTEMAS DE GESTÃO VERDADEIRAMENTE IMPLEMENTADOS À MEDIDA

O objetivo das auditorias é ajudar as empresas. As auditorias permitem avaliar a qualidade dos processos do sistema de gestão a ser auditado na empresa. Fique a conhecer a realidade da sua empresa, se os processos do seu negócio estão otimizados, se o planeamento estratégico da empresa está a tirar proveito do seu verdadeiro potencial. A abordagem CT assenta em seis princípios fundamentais:

  • Integridade
  • Responsabilidade
  • Profissionalismo
  • Confidencialidade
  • Independência
  • Abordagem baseada em evidências

Acredite na nossa metodologia de auditoria dos diversos sistemas de gestão e estimule os seus recursos empresariais no caminho certo para atingir as metas definidas.

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Auditorias Externas
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Serviços Complementares

Referênciais Auditados

Designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. Realizamos auditorias de sistema, processo e produto.

A ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, tem como buscar sua certificação por uma organização externa competente.

A norma ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar baseia-se nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos. O enfoque deste referencial é a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

A intenção da ISO 45001 é fornecer à organização um alto nível de compreensão das questões que podem afetar (positiva ou negativamente) a forma como ela gere as suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos seus colaboradores.

A norma NP 4457 tem por objectivo definir os requisitos de um sistema eficaz de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).

A gestão energética representa actualmente para as empresas uma poupança em consumo, proporcionando maior eficiência, devido à implementação de vários requisitos presentes na norma.

Nossa Metodologia

ABORDAGEM SISTÉMICA

ETAPA
01

Contacto inicial

AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE

Nesta etapa um contacto inicial com a entidade auditada é feito, formal ou informalmente pelo coordenador da auditoria. O propósito desta etapa é estabelecer um elo de comunicação entre todos os intervenientes da auditoria, dando também a conhecer a equipa auditora. Ainda, perceber o organograma da empresa, elucidar todos os intervenientes sobre qual o plano da auditoria, quais as áreas a serem auditadas e ainda discutir questões legais e contratuais da auditoria. Nesta etapa é também avaliada a viabilidade da auditoria. Esta decisão é baseada na informação recebida, cooperação de todos os intervenientes e a reunião de todos os requisitos temporais e físicos para a execução da mesma.

ETAPA
02

Preparação da Auditoria

TRABALHO PRÉ-AUDITORIA

Após o contacto inicial com a empresa, a equipa auditora já está dotada de toda a documentação que considere relevante a ser avaliada. Depois de uma detalhada análise, será descriminado o plano de auditoria. A documentação deverá incluir, quando aplicável, documentos e registos de gestão e ainda dados relativos a auditorias passadas. A análise destes documentos deverá ter em consideração o tamanho, natureza e complexidade do sistema a ser auditado, quais os objectivos e ainda o seu âmbito. O plano de auditoria deverá facilitar um escalonamento eficiente da auditoria e coordenar todas as atividades da mesma como forma de atingir os objetivos previamente estipulados.

ETAPA
03

Execução da Auditoria

ANÁLISE BASEADA EM OBSERVAÇÕES

A auditoria deverá começar por uma reunião de abertura onde todos os intervenientes deverão concordar com o plano de auditoria. Uma introdução à equipa auditora é feita, verificando ainda que todas as atividades planeadas poderão ser executadas com estipulado previamente. Nesta reunião várias informação são trocadas no que diz respeito a tópicos como confidencialidade, canais de comunicação, tratamento de situações encontradas, métodos, entre outros.

De seguida, o plano de auditoria deverá desenrolar através das atividades discriminadas para cada elemento da equipa auditora, devendo estes recolher informação sobre todos os tópicos aditados. A equipa poderá interagir ativamente com membros da empresa a ser auditada.

Por fim, a equipa auditora reunirá para discutir os achados e elaborar o relatório de auditoria.

ETAPA
04

Fecho da Auditoria

ENTREGA DO RELATÓRIO DE AUDITORIA

Chegando à etapa final da auditoria, a equipa auditora reunirá com os membros da empresa auditada para lhes comunicar os resultados da sua análise. O auditor lider, é responsável por ativamente rever todos as etapas da auditoria de forma organizada, transparente e objetiva. Descrever detalhadamente todos os achados, munido com evidências que provem os mesmos. Comunicar ainda todos os processos que considerem relevantes serem reajustados, quando aplicável. Ainda, em caso de detecção de situações gravosas que possam prejudicar o correcto funcionamento da empresa auditada, deverá ser elaborado um plano de recuperação onde todos os membros presentes deverão assumir formalmente.

A conclusão da auditoria é assim marcada pela verificação de execução de todos os pontos previamente coordenados, e, quando aplicável, estabelecimento de um plano de melhoria que posteriormente será revisto numa subsequente auditoria.